Toda ousadia será castigada
- antonio carlos Provesi
- 18 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
Globo censura e audiência de novelas continua caindo
Para Jeferson de Sousa, atitude da emissora mostra que a ficção na TV está longe de evoluir Leia a crítica no blog Tela Plena »
Pepeperaí! Quer dizer que mandaram o Aguinaldo Silva segurar a "onda" nas cenas de "Império"? Tipo, menos violência e sexo em menor quantidade e intensidade? É isso, produção? E depois não conseguem entender por que a audiência das novelas está caindo

Como tem sido exaustivamente divulgado por aí, novela é um tipo de dramaturgia que anda na corda bamba. Enredos sem tempero, tramas claudicantes e personagens bocejantes têm sido a principal reclamação de uma audiência cada vez mais ausente. E aí vem um autor que tenta, mal ou bem, mudar o cenário e a a emissora pede para que ele pise no freio. Não é preciso ser um gênio para ver onde está o problema.
Ficção é ousadia. Histórias ou são bem ou mal contadas. Simples assim.
Então, segundo consta, a Globo está preocupada com telespectadores mais conservadores e setores da Igreja Católica e evangélicos. Desculpe, mas, para quem quer religião e conservadorismo, estão aí os canais e programas religiosos. Basta acionar o controle remoto, o que não requer prática nem habilidade.
Consta que o ator Alexandre Nero ironizou o pedido da emissora num post nas redes sociais. "Vocês ainda não entendem por que nas novelas não têm sexo, drogas, beijo gay e violência gratuita? Porque isso só existe na vida real!", escreveu. Ele tem um ponto que deve ser levado em conta.
Incrível que em plena segunda década do século 21 ainda tenhamos esse tipo de discussão. Mas em um mundo no qual preconceito, violência contra a mulher e cerceamento de liberdades individuais ainda são norma, querer que nossa ficção seja evoluída talvez seja pedir demais.
Commentaires