Conheça a origem do sorvete e.... delicie-se!
- antonio carlos Provesi
- 22 de set. de 2014
- 2 min de leitura

Por Clarissa Donda - 17/09/2014 - 21h15
Há dia pra tudo, né? Com o sorvete não seria diferente: 22 de setembro foi reservado a essa gostosura refrescante - o que não significa que foi inventada nesta data. A origem do sorvete ainda é meio incerta, mas é cercada por curiosidades tão saborosas quanto a sobremesa em si! Então, aproveite para comemorar o Dia do Sorvete conhecendo essas histórias... e tomando um do seu sabor preferido.
Tirando a primeira casquinha: Ninguém sabe ao certo a origem do sorvete, uns dizem que foi na China, outros, na Roma antiga. O certo é que no começo do século 20, o nova-iorquino Italo Marchiony deu entrada ao processo de patente da casquinha, um recipiente pensado por ele para que as pessoas pudessem consumir o sorvete andando.Porém, como o formato desenvolvido não era um cone, ele acabou perdendo todos os processos contra outros fabricantes que vieram depois. Mas um crédito dele entrou para a história, pelo menos: dia 22 de Setembro, o dia em que ele deu entrada na patente, foi considerado o Dia do Sorvete.
A primeira sorveteria
Dizem que o primeiro ponto comercial de venda de sorvetes oficial da história foi uma cafeteria em Paris - e que existe até hoje! Fundada em 1686 por um italiano chamado Francesco Coltelli, teve Napoleão Bonaparte e Robespierre entre seus clientes. Mas mesmo sendo a mais antiga, quem hoje leva a fama de ter o melhor sorvete do mundo é a Gelateria di Piazza, uma pequena sorveteria na cidadezinha de San Gimignano, na Itália, que ganhou por dois anos consecutivos a Copa do Mundo de Sorvetes, competição que existe desde 2003.
Sorvetes da discórdia
Os americanos são grandes produtores mundiais de sorvetes, além de verdadeiramente apaixonados pela sobremesa. Dizem até que, durante a II Guerra Mundial, o ditador italiano Benito Mussolini, opositor do Tio Sam, proibiu o sorvete em seu país por considerá-lo um forte símbolo americano.
Sorvete moderno
Os sorvetes de hoje são feitos com uma infinidade de ingredientes que resultam em sabores diferentes. A Häagen Dazs produz desde sorvetes convencionais, como o delicioso chocolate belga, até sabores mais inusitados como chá verde, um sucesso enorme no Japão. No Brasil temos sorveterias incríveis como a Frida & Mina (rua Artur de Azevedo, 1147, Pinheiros, São Paulo), com sabores curiosos como cerveja Colorado Demoiselle com chocolate; ou a Momo Gelateria (rua Dias Ferreira, 147, Leblon, Rio de Janeiro), que trouxe para o solo carioca o típico - e delicioso! -gelato italiano. Quem resiste?
Comments